teclado-branco

 

Telhado branco faz a diferença

Da mesma maneira que usamos roupas claras em dias quentes para amenizar o calor do sol, nossos edifícios podem fazer o mesmo: pintar o telhado de branco (e as fachadas) ajuda a refletir os raios solares, diminuindo a transmissão de calor para o interior dos ambientes. Esta é uma técnica antiga, muito utilizada em locais quentes, como a Grécia.

Vários estudos já foram realizados e comprovam esta teoria: um exemplo, é o estudo do laboratório Lawrence Berkeley National, na Califórnia, que concluiu que a cada 100m² de superfícies pintadas em cores claras trazem uma compensação de 10 toneladas a menos de emissão de gás carbônico (CO²) na atmosfera – isso para países que utilizam usinas termelétricas para o fornecimento de energia. Já países como o Brasil, que utilizam principalmente energia limpa, o resultado é a redução do consumo de energia (pelo fato de diminuir o uso de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e condicionadores de ar), trazendo mais conforto e economia para quem utiliza estes espaços.

Esta mesma instituição estima que cerca de 25% da superfície urbana seja composta por telhados. Isso significa que pintá-los de branco pode, de fato, trazer grandes mudanças para o microclima da região. Telhados pintados de branco refletem muito mais o calor (de 70 a 90%) do que os escuros, que refletem aproximadamente 20% os raios solares, transmitindo grande parte do calor para o interior dos ambientes.

É por esta razão que a instituição Green Building Council (responsável pela certificação LEED) lançou a campanha One Degree Less (Um grau a menos), estimulando esta prática: se 40% da população mundial pintar seu telhado de branco, o planeta reduzirá em 1ºC sua temperatura e quem mora dentro dos edifícios viverá em ambientes até 6ºC mais frios.

 

 

Assim como telhados sustentáveis, os brancos são uma alternativa bastante interessante para quem busca aplicar os princípios de sustentabilidade à sua obra, residência ou empresa. Enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar. Com isso, cidades com mais telhados brancos sofreriam menos com as ilhas de calor.

Segundo o pesquisador Akbari Hashem, do Lawrence Berkley National Laboratory, pintar um telhado de branco pode reduzir entre 40% e 70% a temperatura nos ambientes, com capacidade de reduzir também em até 96% os raios UV, e refletir até 80% dos raios solares, gerando uma economia de energia elétrica em torno de 30% às edificações.

 

Confira 5 vantagens do telhado branco

 

    1. Diminuição das ilhas de calor

    Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nessas áreas as temperaturas podem ser de 1 a 6ºC superiores quando comparadas às áreas rurais próximas.

     

  • 2. Diminuição da emissão de CO2
  • As emissões de gás carbônico são um enorme problema da sociedade moderna. A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta porque ocasiona o efeito estufa e por consequência o aquecimento global.

     

  • 3. Reduz o consumo de energia
  • Os ambientes ficam menos quentes com o uso de telhado branco, refletindo a radiação solar e consequentemente há uma menor necessidade do uso de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e condicionadores de ar. Em média, gasta-se de 20 a 70% a menos de energia do que anteriormente para esfriar o ambiente.

     

  • 4. Ajuda a refletir os raios solares
  • A cor branca reflete a radiação solar reduzindo a absorção de calor. Quanto mais escura a tinta, mais a superfície absorve os raios solares e mais quente o ambiente fica.

     

  • 5. Maior vida útil para os telhados
  • A aplicação é fácil e a diferença de temperatura é perceptível de imediato. As tintas específicas impermeabilizam e protegem os telhados, evitando a proliferação de fungos. A manutenção consiste em uma nova aplicação a cada 5 anos.

 

DICA

Não esqueça de utilizar uma tinta de boa qualidade e adequada ao uso, pois a cobertura está sempre sujeita à intemperes. Tintas não apropriadas são suscetíveis ao aparecimento de fungos escuros, necessitando frequente de manutenção, o que deixa de ser sustentável.

Pintar o telhado é apenas uma ideia, mas a verdade é que precisamos mudar nossa atitude amplamente!

 

Recomendações

A One Degree Less indica que tetos planos sejam pintados de branco, enquanto que tetos inclinados recebam cores frias (para evitar problemas de oferta e demanda);

Para obter o efeito, é possível utilizar qualquer tipo de material que seja refletivo (não necessariamente precisa ser pintura). Exemplos: telhas claras e coberturas metálicas pintadas de branco.

     

Fonte: FL, Ginco

     

(Este conteúdo foi visitado 219 vez(es) | 1 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você pode usar HTML tags e atributos:

    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>